Focaccia


A focaccia é um delicioso pão de origem italiana. Eu sempre faço com alecrim e flor de sal, mas você pode incrementar com azeitonas e tomates. Tenho que confessar que dá um pouco de trabalho, mas o resultado é incrível. Espero que você se anime e faça para a família, pois tirar um pão quentinho do forno é amor demais. Essa receita é da Fleischmann
Focaccia
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
-¼ de xícara de chá de açúcar
1 ½ colher de chá de sal
1 sachê de fermento biológico seco
1 ¾ de xícara de chá de leite integral (350ml)
¼ de tablete de manteiga em temperatura ambiente (50g)
½ xícara de chá de azeite
- ramos de alecrim
- flor de sal ou sal rosa ou sal grosso a gosto

Mode fazer:
Em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente o leite e, com as mãos, amasse até formar uma massa pegajosa. Adicione a manteiga e amasse até incorporá-la. Passe a massa para a bancada e sove-a por cerca de 25 minutos, até ficar lisa e homogênea. Você pode não acreditar, mas aquela massa mole e grudenta vai se firmando e soltando das suas mãos - esse é o ponto. Não desista! É assim mesmo. Para auxiliá-la vá salpicando levemente farinha de trigo sobre a massa, mas é bem pouquinho, tá? Faça uma bola com a massa, cubra com plástico filme e deixe descansar por 15 minutos. 
Unte uma assadeira (25x35cm) com metade do azeite. Com a palma das mãos, aperte a massa sobre assadeira espalhando-a delicadamente. Cubra com plástico filme e deixe-a fermentar até dobrar de volume. Retire o plástico e, com a ponta do dedo, pressione a massa em alguns pontos, criando depressões. Essa maneira de moldar é característica da Focaccia. A ideia é deixar a superfície irregular para receber o azeite e deixar a preparação mais untuosa e macia.
Regue com o restante do azeite e finalize com o alecrim e o sal. Passe azeite no alecrim para evitar que ele se queime no forno. Leve a massa ao forno preaquecido  a 180 graus e asse até dourar por aproximadamente 25 minutos. 

Separei aqui uma sugestão deliciosa para você servir...basta cortar em pedaços e servir com uma saladinha temperada por cima.
Até a próxima.

Beijos

Comentários