Frango dourado com almeirão e polenta

Essa receita é de família e concorreu ao prêmio receitas de família da revista Casa e Comida desse ano. Infelizmente, não consegui o número de votos para seguir em frente, mas ano que vem tento de novo.

Para participar do concurso era preciso enviar a receita, uma foto, e um texto contando a história relacionada a ela. 

'Cresci vendo minha mãe queimar a cebola para preparar esse frango. Na verdade esse modo de preparo era, e ainda é, a base para todo tipo de frango ensopado na casa dos meus pais - e na minha também! Na minha cabeça, uma alquimia, uma mágica que a minha mãe sabia, ao dar cor ao frango sem deixá-lo amargo. Coisas que só a mãe da gente sabe fazer. O almeirão como complemento entrou depois, mas veio para ficar. O leve amargor dá personalidade ao prato e é amenizado com a polenta cremosa. Huummm...o cheiro, a cor, o sabor...Ah! Isso sim é memória afetiva. Na minha cabeça, a melhor definição para comida de afeto e todas as lembranças que norteiam a minha infância."

Para a revista enviei a opção com os pedaços de frango sobre a polenta mole, gosto dessa montagem para aquele almoço de família, aonde cada um se serve. Coloquei a foto no final do post. 

A outra opção é servir individualmente, e por essa razão optei pela polenta em ponto de corte, conforme a maioria das fotos abaixo. Mas vale servir a polenta mole empratada também!

  Frango dourado com almeirão e polenta 

Ingredientes:

Frango:
- 3 a 4 pedaços de sobrecoxa
- 1 cebola média
- 1/2 pimenta dedo de moça
- farinha de trigo para polvilhar
- 3 colheres (sopa) óleo vegetal
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 maço de almeirão fresco
- 500 a 700 ml de água
- 1 folha de louro 
Polenta:
- 150 g de fubá mimoso;
- 400 ml de água;
- 1 folha de louro;
- sal a gosto.

Modo de fazer:

Frango:
Lave os pedaços de frango e seque-os bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Polvilhe farinha de trigo sobre os pedaços, apenas para envolvê-los, e retire o excesso.


Em uma panela de fundo grosso, coloque o óleo e a cebola picadinha. Refogue a cebola até dourar muito bem, quase queimar. Essa etapa é super importante porque ela dará a cor ao frango.

Coloque os pedaços de frango, sele de todos os lados e deixe dourar bastante. Pingue um pouco de água e raspe para soltar a gordura impregnada no fundo da panela, isso ajuda a dar sabor ao caldo. Acrescente água suficiente para cobrir os pedaços de frango. Coloque a folha de louro, a pimenta picadinha, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 40 minutos.* O caldo vai reduzir e ficar espesso. Caso seque demais, acrescente água aos poucos. Quando a carne estiver cozida, retire os pedaços de frango e coloque as folhas de almeirão rasgadas dentro da panela com o caldo. Deixe que as folhas amoleçam um pouco e desligue o fogo.


Polenta:
Em uma panela, ferva a água, coloque o sal e a folha de louro. Vire aos poucos o fubá sobre a água usando um fouet para não empelotar. Cozinhe lentamente até que a polenta se solte do fundo da panela. 

* Prepare a polenta faltando 20 minutos para finalizar o frango.

Montagem
Primeira opção: Faça a polenta em ponto de corte e vire sobre uma superfície untada com manteiga. Nivele a polenta e quando esfriar corte os pedaços no tamanho que preferir. Aqueça uma frigideira com azeite e grelhe a polenta em etapas.
Coloque o caldo no fundo do prato, o pedaço de frango, a polenta grelhada e finalize com o almeirão.

Segunda opção: Vire a polenta sobre um prato e, por cima, coloque os pedaços de frango. Regue com o caldo e finalize com o almeirão.
Depois me conte qual opção você gostou mais.

Comentários