Pão de milho


Bom, estou devendo a receita desse pão há muito tempo, e desde que postei no Instagram tem sempre alguém me lembrando que não coloquei a receita. Tardo mas não falho!

Apenas para constar, essa receita aprendi na escola com a Chef Juliana Pascal e desde então é a que mais faço em casa. Agora preciso reforçar a necessidade do uso da balança, principalmente na confeitaria e panificação. Como a receita está na íntegra, todos os ingredientes estão em gramas, o que faz toda a diferença. Então, vamos colocar a mão na massa? 


Pão de milho

300 g de farinha de trigo (use a que você encontra no supermercado)
75 g de fubá fino
110 a 120 ml de água gelada
6 g de fermento biológico seco
6 g de sal
45 g de açúcar refinado
39 g de manteiga sem sal
39 g de ovo*
Semente de erva doce a gosto

Coloque todos os ingredientes, exceto a água, pesados e peneirados no vasilha da batedeira com o gancho para massa.  

Comece a bater em velocidade média baixa e acrescente a água aos poucos. Para produzir esse pão usamos o método direto (dar ponto com a água) até obter uma massa lisa e homogênea - pode ser que não precise colocar a água toda, mas isso nunca aconteceu comigo. Bata por aproximadamente 15 minutos.

Retire a massa da batedeira e vire sobre uma superfície lisa e levemente polvilhada com farinha de trigo (quase nada, ok?). Divida a massa em duas partes, boleie cada uma delas e deixe descansar cobertas com filme plástico por 20 minutos.

Destampe as massas, aperte cada uma delas e boleie novamente. Leve para fermentar em assadeira enfarinhada e tampada com um pano seco em ambiente fechado até dobrar de volume, ou por aproximadamente 1 hora. 

No final da fermentação polvilhe fubá sobre as massas e aplique os cortes decorativos. Use uma faca bem afiada e lembre-se de fazer os cortes superficiais.

Asse em forno preaquecido a 170 graus até dourar.

* Quebre o ovo em uma vasilhinha, bata com um garfo e coloque na balança.  

Sirva quentinho com manteiga e uma xícara de café.

Qualquer dúvida me escreva.

Até a próxima.

Comentários