Bolo de fubá cozido


Esta é uma das receitas de maior valor afetivo pra mim. Cresci comendo este bolo e amava quando a minha mãe o preparava naquela forma de alumínio toda amassada e antiguinha. Engraçado como essas coisas marcam a vida da gente, né? 
Já contei que um dos bolos preferidos dos meus filhos é o de fubá, e seja ele em qualquer versão, faço e repito sempre. A minha mineirice não resiste a um bolinho de fubá, a uma memória afetiva, ao sorriso da minha duplinha quando o bolo sai do forno. "Bora" fazer bolo porque o resultado vem cheio de sabor e alegria.


Bolo de fubá cozido


180 g de fubá fino
250 g de leite integral
200 g de açúcar refinado
150 g de ovos 
155 g de manteiga sem sal
1/4 colher chá de sal
1/2 colher sopa de fermento em pó 
1 colher chá de erva-doce (opcional)
50 g de queijo Canastra picadinho (opcional)

Preaqueça o forno a 180 graus.Unte uma forma pequena de aprox. 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe fubá. Use desmoldante se preferir. Reserve.

Em uma panela coloque o fubá, o leite, 150 g de açúcar, a manteiga e o sal. Leve ao fogo baixo e cozinhe até obter uma pasta cremosa que desgrude da panela. Deixe esfriar completamente.
Esse processo não é demorado - leva uns 12 minutinhos - e você precisa mexer sem parar para evitar que se formem grumos, caso isso aconteça use um fouet para misturar e incorporar bem.

Depois do creme frio coloque as gemas e misture com uma espátula. Acrescente a erva-doce, o fermento em pó e misture. Por último, o queijo picadinho.

Bata as claras em neve e acrescente os 50 g de açúcar restantes. Bata até incorporar bem. Vire 1/3 das claras na massa e misture. Incorpore o restante das claras e agregue  delicadamente. 
As claras precisam estar firmes, mas úmidas e brilhantes. Bater demais as deixam quebradiças e ressecadas interferindo no resultado final do bolo. Acrescentar açúcar às claras faz com que elas fiquem mais estruturadas e não percam o seu volume quando vc misturá-las com a massa pesada do bolo.

Vire na forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Desenforme e polvilhe açúcar com canela para decorar.

P.S: Esta receita pode - e deve! - ser dobrada, mas lembre-se de colocar em uma forma maior.

Comentários

  1. Que delícia! Eu cresci comendo bolo de fubá cozido da minha vó. Antigamente eu não gostava de erva-doce no meio dele, mas hoje eu vejo como faz total diferença e gosto muito. A erva-doce entra como um abraço nesse bolinho com gosto de infância. <3

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Apenas uma duvida. O fubá é 150 gr ou uma xicara de 250 gr? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane. 1 xic de fubá equivale a 150g. A xic padrão que uso é de 250 ml, mas não se confunda. Beijos

      Excluir
  3. Bom dia Camila!!
    Essa forma de bolo também é show... consigo achá-la pra comprar aqui no Brasil?
    Qual o nome?
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  4. Fiz com leite de coco e óleo de girassol...adaptei pra uma versao sem lactose...e ficou MARAVILHOSO tb 😉

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer essa receita! Ameiiii
    Uma dúvida: como eu dobro a receita? Pois já li que aumenta apenas a quantidade de ovos e farinha de trigo. Está correto? Abraços e obrigada :-)

    ResponderExcluir
  6. Suas formas de furo Central são lindas! Poderia indicar alguma?

    ResponderExcluir

Postar um comentário