Bolo de laranja


A transição para este bolo de laranja começou com o bolo de mexerica da minha mãe. Substituições à parte e proporções alteradas: um bolo pra lá de gostoso.

O método é o direto, feito em duas etapas, onde fazemos a junção dos ingredientes líquidos aos secos - mais simples impossível! E porque tanta gente erra o clássico bolinho de liquidificador?! Bom, vou deixar a receita aqui com as dicas que faço questão de compartilhar com vocês.


Bolo de laranja

Ingredientes

165 g de ovos
170 g de óleo de girassol 
120 g de laranja-baía com casca
120 g de laranja-baía sem casca
300 g de açúcar
280 g de farinha de trigo
12 g de fermento em pó
1 g de sal
raspas de uma laranja

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de furo central, aproximadamente 23 cm de diâmetro, com desmoldante ou manteiga polvilhada com farinha de trigo. Para este bolo usei o desmoldante Carlex Spray que é feito com óleo vegetal. Você pode untar com manteiga derretida usando um pincel de silicone para espalhar bem, mas deixe para polvilhar a farinha de trigo no momento de colocar a massa. Isso evita que a manteiga absorva a farinha formando aquela indesejável camada grossa sobre o bolo.

Peneire e misture os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento e sal.

Usando um ralador de cítricos raspe a casca de uma laranja-baía.

Corte a laranja em quartos e retire as pontas com a parte branca central. A laranja-baía não tem sementes, mas caso use outro tipo retire-as também. A laranja-baía pode ser substituída pela laranja-pêra. Aqui a preferência é bem pessoal.

Coloque no copo do liquidificador os ovos, o óleo, as laranjas e o açúcar. Bata até obter um creme homogêneo. Coloque os líquidos primeiro para facilitar o processo.

Vire a mistura na vasilha com os secos, acrescente as raspas da fruta e incorpore bem. Fique tranquilo em misturar tudo de uma vez. O importante aqui é não bater a massa para não desenvolver o glúten da farinha. Talvez este seja o maior erro em bolos de método direto. Comece com o fouet para soltar os grumos e depois use uma espátula para agregar.

Verta a massa na forma preparada e leve ao forno até dourar. No meu forno este bolo assa em 35 minutos, mas isso depende de cada equipamento.

Espere o bolo amornar para retirá-lo da forma. Bolo quente quebra e bolo frio não desgruda. Na verdade existe uma chance maior disto acontecer. Esta forma que usei é da Nordic Ware e comprei fora do Brasil. Estas formas merecem um tratamento especial, pois retêm muito calor e precisam de um tempo maior para amornar. Muitas pessoas têm dificuldade em desenformar um bolo certinho, por isso veja se você não está sendo afoito demais para retirar o bolo da forma. 

Até a próxima.

Comentários

  1. Você como sempre arrasando, né dona Camila? Tô na fila pra ser a fã número 1. Sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh...obrigada pelo carinho, Iara! Feliz que gostou e deixou m recadinho. :-)

      Excluir
  2. Seus bolos são realmente "feitos com amor" , a gente percebe em cada um.
    Parabéns, Camila!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Camila, ao todo você usa 240g de laranja? Metade com casca e metade sem, colocando tudo no liquidificador? Esse detalhe não ficou muito claro pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia! Vc pesa 120g de laranja com casca e 120g de laranja sem casca. Daí bate tudo junto. :-)

      Excluir
  4. EU FIZ O DE MEXERICA QUE VC ENSINOU MUITO BOM DIVINO

    ResponderExcluir
  5. Também fiz o de banana,o Perola Negra e agora o Nega Maluca,todos Deliciosos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila! Aquela calda de açúcar + suco de laranja que vc deu no outro bolinho cairia bem aqui nesse ou ficaria muito sabor de laranja? Bjos e obrigada! Regiane

    ResponderExcluir

Postar um comentário