O meu bolo de fubá preferido

Outro dia parei para organizar as receitas de bolo aqui do blog e me dei conta que a minha receita de bolo de fubá preferida não estava aqui. Este realmente é um dos bolos que mais faço em casa - e um dos preferidos dos meus filhos! O método de preparo é simples, mas atenção: o importante aqui é caprichar na aeração dos ovos com o açúcar para conseguir um resultado leve e fofinho. 




Bolo de fubá
(método espumoso)

200 g de ovos
300 g de açúcar
150 g de óleo (milho, girassol...)
150 g de fubá fino
150 g de farinha de trigo peneirada
12 g de fermento em pó
2 g de sal refinado
250 g de leite integral quente

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 25 de diâmetro com manteiga, polvilhe farinha de trigo ou fubá fino. Retire todo o excesso e reserve. Lembrando que você pode usar desmoldante para untar qualquer tipo de forma. Este bolo funciona super bem em formas de furo central, só evite as muitos trabalhadas, pois a massa é leve demais e pode quebrar ao desenformar.

Peneire a farinha de trigo e misture ao fubá, fermento e o sal. Reserve.

Coloque o leite para esquentar até começar a levantar leve fervura nas laterais da panela. Desligue e reserve. Você pode fazer isso enquanto bate os ovos com o açúcar.

Na vasilha da batedeira coloque os ovos com o açúcar e bata em velocidade alta por aproximadamente 8 minutos. O importante aqui é triplicar o volume do preparo.

Com a batedeira ainda ligada vire o óleo sobre a mistura e bata por mais 1 minuto em velocidade alta. 

Desligue a batedeira e, usando uma espátula, incorpore todos os ingredientes secos delicadamente. Por último, acrescente o leite quente. Misture até homogeneizar e verta a massa na forma preparada.

Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos.Caso asse o bolo em uma forma de furo no meio esse tempo será menor.

Dicas:

Com o bolo desenformado e morno pincele manteiga derretida sobre ele e polvilhe uma misturinha de açúcar com canela. O resultado é uma casquinha deliciosamente crocante.

Para decorar o bolo da foto coloquei sobre o bolo frio um recorte rígido de flores e polvilhei açúcar de confeiteiro para cobrir toda a superfície. Depois retirei com todo o cuidado do mundo! Você pode usar qualquer molde vazado para dar esse efeito lindo ao seu bolo do dia a dia.

Você pode aromatizar a massa com erva doce desidratada de duas maneiras. A primeira é colocando as sementinhas diretamente na massa. A segunda é fazendo uma leve infusão, ou seja, colocando as sementinhas no leite para aquecer junto com ele. O bolo fica incrivelmente aromático! Eu amo erva doce no bolo de fubá mas infelizmente os meus filhos não gostam tanto, por isso não uso com tanta frequência. A quantidade é a gosto tá? Eu normalmente coloco umas duas colheres de chá. 

Espero que tenham gostado da receita e das dicas.
Beijos carinhosos.


Comentários

Postar um comentário